Meio ambiente Fedrigoni Brasil Papéis

Fedrigoni em nova fase e novos negócios

Por Bruno Drago*

Desde 1888, ano da construção da fábrica de Salto em São Paulo, a Fedrigoni Brasil Papéis tem enfrentado várias crises e períodos históricos. Nos dias atuais duas pautas têm apresentado grandes desafios para o mundo, e como consequência para a indústria: a pandemia da COVID 19 e a Sustentabilidade numa sociedade em constante evolução na utilização dos recursos do planeta.

A Fedrigoni Brasil Papéis frente aos novos desafios na expansão de seus negócios tem atuado firmemente para enfrentar essas questões de frente, buscando a sua solução sempre com o foco no crescimento da empresa e do país.

Com um time de talentos no organograma da companhia e estratégia para enfrentar esse período muito particular em que estamos vivendo, pudemos continuar a oferecer novidades e lançamentos para o mercado, como a inclusão dos papéis para as Embalagens Leves e os Blisters (cut size) em nosso portfólio de papéis coloridos, papéis de segurança e especiais.

Epidemia Covid 19

A epidemia do Covid 19 tem afetado enormemente a economia em todo mundo, e não poderia ser diferente para os rumos da Fedrigoni Brasil Papéis.

A demanda crescente do mercado de papel e a abertura de novos negócios da companhia em expansão exigem atitudes e procedimentos para preservação de vidas no atendimento às necessidades do mercado.

Mesmo a fábrica sendo considerada atividade essencial, tomamos todas as medidas cabíveis para a proteção e preservação da saúde de nossos funcionários.

O atendimento as especificações de higiene das autoridades sanitárias do Brasil e do mundo, nortearam nossos trabalhos. Em toda empresa, foram identificadas as pessoas que tinham qualquer comorbidade ou idosos e foram afastadas. Com o pessoal do backoffice, tivemos a opção de fazer isolamento com o trabalho remoto.

Houve também o rodízio de trabalho entre as áreas da companhia, além de medidas protetivas como a disponibilização de totens de álcool em gel por toda empresa e distribuição mensal de máscaras de proteção.

A alimentação exigiu uma reorganização do espaço e dos fluxos para continuar atendendo a todos com segurança. No refeitório aumentamos o período de acesso e houve uma reorganização do espaço para manter o distanciamento mínimo.

Por fim, nossa equipe de saúde ficou à disposição e a orientou e promoveu campanhas de conscientização sobre o tema da pandemia.

O sucesso do cuidado e atenção para esse problema médico e sanitário tão importante foi o nosso baixo índice de infecção, bem menor do que o geral.

Sobre sustentabilidade

A sustentabilidade é palavra-chave quando se fala na indústria do papel. Por isso, para nós da Fedrigoni Brasil Papéis, é um assunto que nunca sai da nossa pauta. Afinal estamos falando em repor para a natureza todas árvores que são insumos da celulose que dá origem aos nossos diferentes produtos em papel. Reaproveitar ao máximo a reciclagem e reutilização para minimizar os impactos gerados, sempre na busca da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável das florestas.

Na nossa indústria, em geral, temos algumas questões essenciais para garantia de nossos processos sustentáveis: Os fornecedores têm que ser certificados FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), utilizar árvores de reflorestamento em projetos ambientalmente corretamente implantados.

A água, esse elemento essencial para o homem e a natureza tem cuidado especial aqui na Fedrigoni Brasil Papéis. A fábrica conta com a reutilização da água do rio que atravessa todo estado de São Paulo, o rio Tietê, buscando incrementar ainda mais a redução de consumo específico por kg de papel. Além do tratamento de toda água utilizada para sua devolução ao rio em plenas condições.

Buscando sempre a reciclagem e a reutilização em nossos processos produtivos, fazemos a reutilização dos refiles e aparas internas para produção de novos produtos.
Na produção, em nossa Máquina 3, trocamos o sistema de vapor que gerou redução no consumo de óleo.

E até em áreas não diretamente relacionadas a produção de papel como Logística e Bens de Produção, os cuidados ambientais também se estendem. Na logística, estamos substituindo toda frota de empilhadeiras mais modernas com tecnologias, com motores e equipamentos elétricos de menor consumo energético.

Finalmente, estamos implantando um projeto de troca das caldeiras, que substituirá o combustível a óleo por gás natural, que é hoje, nosso principal fonte de emissão de gases poluentes.

Esse é o compromisso da Fedrigoni Brasil Papéis: Rumo ao progresso preservando vidas e a natureza para um futuro melhor e sustentável. Um mundo em que os nossos papéis de qualidade diferenciada possam estar presentes na mesa de estudo e trabalho, no Delivery que bate na sua porta, e até na espaçonave que promete ir para Marte.


*Bruno Drago

Diretor Comercial na Fedrigoni Brasil Papéis. É Graduado em Administração de Empresas com MBA Executivo Internacional pela FIA Business School e possui certificados executivos pelo MIT Sloan, EMLYON e Vanderbilt University.